terça-feira, 31 de agosto de 2010

Garantia, produtos com defeitos e falta de peças lideram a lista de queixas contra celulares

São três os problemas com aparelhos celulares que mais levaram consumidores aos Procons integrados ao Sindec. Do total de atendimentos de janeiro a julho de 2010, garantia, produtos com defeitos e falta de peças, respectivamente, respondem por 50,65%, 26,67% e 6,47% das reclamações registradas.

Os números levam em conta informações sobre as principais demandas de aparelhos celulares. A Samsung aparece no topo da lista, com 29,36% do total de atendimentos registrados ao longo do primeiro semestre. Em seguida aparecem LG (25,38%), Nokia (21,19%), Sony Ericsson (15,51%) e Motorola (8,56%).

O levantamento mostra ainda a evolução da participação das empresas nos Procons mês a mês, de janeiro a julho. A Samsung começou o ano com 22,57% do total de demandas. A empresa chegou a 34,62% em junho, mas fechou julho em queda, com 30,84% dos atendimentos nos Procons.

A LG, segunda mais demandada no acumulado geral dos seis meses, representava 26% dos atendimentos em janeiro. Depois de algumas altas, começou a cair em número de demandas. Em julho, foi responsável por 23,84% do total de consumidores que procuraram os Procons. Já a Nokia partiu de 21,90%, em janeiro, e chegou a 22,90% em julho.

A Sony Ericsson foi a que mais registrou queda nos atendimentos ao longo do primeiro semestre. No início de 2010, a empresa respondia por 21,40% dos consumidores insatisfeitos, mas finalizou o semestre com 13,84% dos atendimentos. A Motorola manteve praticamente a mesma média ao longo do período. Saiu de 8,13%, em janeiro, para 8,57%, em julho.

Reclamações referentes a problemas com celulares são frequentes no site Reclame Aqui especializado na defesa dos consumidores. A fabricante Samsung, líder na lista apresentada pelo Ministério da Justiça, aparece no ranking das mais reclamadas do site. E junto com a segunda colocada, LG, aparecem no ranking das que mais respondem pelo Reclame Aqui. Lembrando que, além de reclamações referentes aos aparelhos de celulares são postadas também sobre diversos produtos fabricados pelas respectivas marcas.

Fonte: ReclameAqui