segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alta dos condomínios e aumento da inflação

O aumento dos preços dos condomínios tem impactado fortemente nos índices de inflação.Junto com outros preços como aluguéis, educação, empregada doméstica e mão de obra ligada à habitação, a subida do valor condominial é a principal causa da alta inflação de serviços. Até abril, a inflação de serviços subiu 8,6%, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Nenhum outro preço teve alta tão significativa.

O valor mensal dos condomínios acumula alta de quase 10% acima da inflação nos últimos três anos. Em alguns casos, o valor do condomínio subiu no último ano mais do que 15%. Entre as razões para a alta está o crescimento da folha de pagamentos. Os salários dos funcionários são responsáveis por 50% do custo total incorrido pelo condomínio.

Em momento de quase pleno emprego, no qual há dificuldades em se encontrar pessoal qualificado, é natural que os salários aumentem. A inflação do valor dos condomínios também é causada pelo reajuste de tarifas de serviços como água e luz.

Um fator adicional que explicaria o aumento dos preços seria os gastos de prevenção de violência. Em alguns prédios, especialmente aqueles em áreas de maior valor aquisitivo, os valores dos condomínios podem ter subido por conta de reforços na segurança.

Além de serem preocupantes para a inflação do país, os aumentos corroem a renda de quem paga a taxa condominial. É recomendado que o valor do condomínio não ocupe mais do que 7% do salário da família.

Redução de custos

A análise, e possível redução, da folha de pagamentos é uma das primeiras medidas a serem tomadas pelos condôminos caso o valor das taxas mensais se torne maior do que o recomendado. É indicado que horas extras desnecessárias sejam cortadas.

Outras ações devem ser tomadas. Com alguma organização, é possível reunir os moradores dos condomínios para barganhar preços de diversos produtos junto a fornecedores.

Ações de longo prazo podem ser implementadas com vistas a reduzir custos. Em prédios mais antigos, pode-se trocar tubulação interna por externa, evitando vazamentos e contribuindo para economia de água - que consome parte expressiva da receita de qualquer condomínio. A substituição de elevadores antigos por alguns mais modernos também contribui para reduzir gastos com manutenção e energia.

Fonte: LicitaMais