segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Quais assuntos chamam mais a atenção dos condôminos?

Nas reuniões de condomínio é comum a discussão sobre reformas, vagas de garagem ou gastos extras. Estes tipos de assuntos são os que mais geram público na hora da assembleia porém, outros assuntos também precisam ser discutidos, por isso, o síndico precisa criar táticas que atraiam mais os moradores.

Enquanto a maioria dos moradores se preocupam em quem vai ficar em qual vaga, uma parcela mínima se preocupam com a aprovação de normas, chegando a 15% do total de condôminos. Nas assembleias que abordam benfeitorias que não geram rateio, apenas 10% dos moradores costumam comparecer. já quando o assunto são obras realizadas e discussões sobre alteração no regulamento, os moradores presentes chega a ser menor ou igual a 5% do total de moradores.

Segundo levantamento realizado pela Lello Condomínios, assuntos como vagas de garagem ou realizações de obras costumam reunir 70% dos moradores. De acordo com a gerente da empresa, Angélica Delgado Arbex, em entrevista para InfoMoney, é necessário que os síndicos atraiam os moradores para outros tipos de assuntos também. “É fundamental que eles se mobilizem também em relação a outros temas debatidos nas assembleias, que são importantes para a vida em coletividade”, alerta.

Entre as reuniões que geram mais presença dos moradores, está a de aprovação da verba orçamentária do prédio, que irá interferir nas taxas condominiais. Nessas ocasiões, o comparecimento chega a 60% do total de condôminos, mesmo índice observado nas eleições para síndico.

“A Assembleia Virtual é relevante porque amplia o diálogo e conscientiza os vizinhos de seus direitos e deveres", afirma Carlos Henrique Cêra, diretor de produtos e sócio da Superlógica.

A Superlógica, empresa especializada em soluções para gestão de condomínios, criou uma plataforma que permite a realização de assembleias de condomínio via internet. Batizada de Assembleia Virtual LicitaMais, a participação dos moradores, em média, nas assembleias virtuais é de cerca de 70%. Já com a assembleia presencial, esse número só chega a 10%.

O sistema funciona da seguinte maneira: os condôminos são convidados via e-mail a fazerem um cadastramento e, uma vez inscritos, passam a participar da elaboração da pauta e das votações. Qualquer condômino tem direito de sugerir melhorias para o condomínio e cada sugestão é analisada e aperfeiçoada por todos.

Fonte: InfoMoney