A
advocacia é uma arte e um dom e para exercê-la, é necessário que o postulante a
advogado perceba se tem este talento para o exercício do munus ou não. A
advocacia é uma das mais belas profissões e tenho orgulho de ser advogado, pois
não me imagino exercendo outra profissão senão a de causídico, pois aprendi a
valorizar e respeitar esta, que é uma das mais tradicionais das vocações, que
inclusive possui status constitucional e está descrita até mesmo na Bíblia.
Cícero é normalmente visto como sendo uma das mentes mais
versáteis da Roma antiga. Foi ele quem apresentou aos Romanos as escolas da
filosofia grega e criou um vocabulário filosófico em Latim, distinguindo-se
como um linguista,
tradutor, e filósofo. Um orador impressionante e um advogado de sucesso, Cícero
provavelmente pensava que a sua carreira política era a sua maior façanha. Hoje
em dia, ele é apreciado principalmente pelo seu humanismo e trabalhos
filosóficos e políticos.
A sua correspondência, muita da qual é dirigida ao seu amigo Ático, é especialmente influente, introduzindo a arte de cartas
refinadas à cultura Europeia. Cornélio Nepos, o
biógrafo de Ático do século I a. C., comentou que as cartas de Cícero continham
tal riqueza de detalhes "sobre as inclinações de homens importantes, as
falhas dos generais, e as revoluções no governo" que os seus leitores
tinham pouca necessidade de uma história do período, foi o primeiro advogado.
Para
exercer esta profissão, especialmente aqueles que desejam montar o próprio
escritório, o advogado deverá perceber, que é antes de tudo é um comerciante,
pois comercializa serviços, não deve jamais enxergar o escritório como um
sociedade civil, como nos termos o Estatuto da Ordem, mas como um negócio.
Como
um negócio, deve dar lucro. Mas para dar lucro, ele deve analisar o ponto, a
estrutura de atendimento, o feed back dos clientes e principalmente a forma de
captação de clientes.
As
formas de publicidade são essenciais em um negócio. O advogado, ou o empresário
do meio jurídico, como gosto de chamar, deve descobrir de acordo com sua área
de especialização o melhor meio para divulgar o seu negócio.
Os
meios mais utilizados são; propaganda em jornais, divulgação através de sites,
artigos em portais jurídicos, folders, e até mesmo entrevistas em rádios ou
televisão.
O
advogado deve estar na mídia, twiter, facebook e linkeding, são essenciais para
divulgar o seu negócio, e um site atualizado, ajudam a apresentar o seu
principal produto, o escritório de advocacia.
Mas
antes de tudo, se anuncie, não divulgue apenas o seu negócio, mas divulgue a
sua capacidade de resolução de problemas, de aconselhamento, seu saber jurídico
e seu currículo. A advocacia ainda é um negócio de trato pessoal,
personalizador, em que a apresentação é fundamental. Assim, se divulgue como
advogado, se especialize, pois a figura do advogado "faz tudo" é
fadado ao fracasso. As pessoas querem um especialista! Se venda com um expert!
Aprenda
a dizer não ao cliente, não é ele que que vai escolhê-lo como advogado, você
deve demonstrar que ele precisa de você, mas principalmente, você deve perceber
se para o seu escritório é poderá atendê-lo e se é lucrativo fechar negócio com
ele. Seja honesto com você e com seu cliente, isto é um dever do advogado, não
garanta resultados, você é pago para tentar, você é apenas um meio para
apresentar uma tese, que pode ou não ser acolhida pelo julgador.
Acima
de tudo, aprenda a cobrar, o valor deve seguir fielmente a tabela da ordem, não
se desvalorize cobrando menos, pois o valor que exigir como honorários é
proporcional ao quanto você vale no mercado.
E
você vale muito! Você estudou anos, se especializou, procurou melhorar como
profissional, tudo isso deve ser levado em conta, quando da assinatura do
contrato. Especialmente os valores iniciais, que fazem o giro de caixa mensal
no escritório, o valor final, que é a compensação pelos anos trabalhando no
caso e finalmente a sucumbência, que é direito do advogado e está previsto no
Estatuto da Ordem dos Advogados. Não abra mão, não negocie sobre este último
direito, é dever do advogado defender sua profissão e seus direitos!
Outra
coisa, você pode até divulgar o seu escritório, mas antes deverá divulgar a
você mesmo, a sua marca, a sua área de especialização, afinal, quase ninguém
lembra do nome do escritório de advocacia que procurou, mas lembra do advogado
que o atendeu...
Finalmente,
cobre consulta sempre! Não abra mão do valor da consulta, pois assim como um
médico pode e deve cobrar, você como advogado deverá exigir a contraprestação
pelo estudo prévio do caso e pelas horas de dedicação. A cobrança pela consulta
vai fazer toda a diferença no final do mês, quando precisar pagar as suas
contas e ainda valoriza a sua profissão e o seu serviço, é uma forma de
respeito com você e um cuidado maior com o seu cliente. Seja profissional, e
não um amador!
Assim
meus caros, depois de anos como advogado, percebi que para o sucesso na
advocacia é preciso ter fé em Deus e em você mesmo, sensibilidade para perceber
a melhor área de atuação, tino para negócio, organização financeira,
disciplina, força de vontade, um boa dose de marketing jurídico e muita
persistência. Mantenha o foco, compare os resultados, use estatísticas, anuncie
e se especialize... Depois de anos, você será recompensado!
Bernardo
César Coura
Advogado
Imobiliário e Condominial
Palestrante
e Comentarista JusBrasil
Especialista
em Contratos Imobiliários